quinta-feira, 17 de julho de 2008

Quadro na superficie do Quadro por Greenaway

Segundo notícia do cinecartaz do Público, Peter Greenaway :

"...tem um projecto de "animar" os grandes quadros da história da pintura. Quer projectar imagens sobre a "Guernica" de Picasso, em Madrid, sobre uma obra de Jackson Pollock, em Nova Iorque...
Já tem autorização para fazer uma instalação com "Le Nozze di Cana", de Veronese, no Louvre de Paris, este ano, e com "Las Meninas", de Velázquez, no Prado, em Madrid, em 2009. Mas já começou este projecto global: após 18 meses de controvérsias com as autoridades italianas, apresentou no final de Junho a sua instalação a partir de "Última Ceia" de Leonardo da Vinci, na Igreja de Santa María delle Grazie, em Milão, onde o quadro está exposto há quatro séculos. O momento em que Cristo anunciou que um dos apóstolos iria traí-lo foi transformado num "quadro multimédia" imaginado para a "geração laptop". Com luzes, projecções e vozes de actores, Greenaway compôs uma narrativa que se estende do nascimento de Cristo à crucificação. Pelo caminho, deu voz aos pensamentos de cada discípulo, que especulam sobre qual deles traíra Cristo. Mostrou ainda as chávenas dos apóstolos a transbordarem de sangue e os genitais de Cristo reflectidos na tela..."


Vale a pena ler na integra aqui



Interessante, pertinente e artístico por excelência. A experiência máxima do "painting with Light". moderno ou clássico? A arte é intemporal.

1 comentário:

Lex disse...

Sem dúvida espetacular. Confesso nunca ter visto uma instalação ao vivo, mas é por exemplos destes que fico cada vez mais com vontade de me retractar.