quarta-feira, 25 de março de 2009

A Corte do Norte


João Botelho não é só o realizador que teve direito à exibição de "Um Adeus Português" no MoMa em NY, é também o realizador, não creditado, mas ainda assim Realizador de "Corrupção" uma adaptação de um livro "criado" pela mente de Carolina Salgado.

Com "A Corte do Norte", Botelho passa de Carolina Salgado para Agustina Bessa Luís, e por muito que queira não posso esquecer o contexto em que surge esta obra.

Com "Corrupção", Botelho cuspia no prato em que vinha comendo e "A Corte do Norte" por muito belo que possa parecer, vai sempre ser o filme seguinte a "Corrupção", vai cheirar sempre a uma "nova"(?) afirmação forçada e algo pretenciosa de um "Botelho artístico" (Teatral?).

Possivelmente se este "A Corte do Norte" fosse o filme seguinte ao excelente "O Fatalista" de Diderot, a minha opinião fosse diferente (assim como o filme seria diferente), mas assim "A Corte do Norte" será sempre um exercício de "tapar o sol com a peneira".

segunda-feira, 23 de março de 2009

Muita brincadeira e nada de novo.


Era o vídeo, agora é o 3D... e o cinema onde anda?

quinta-feira, 12 de março de 2009

domingo, 8 de março de 2009

segunda-feira, 2 de março de 2009

Remember Cassavetes in High Defenition


Jonathan Demme prova que no cinema americano é dos poucos realizadores que filma muito para além da superfície da carne.

"Rachel Getting Married" é tal e qual cada uma das personagens... tem uma cara, e esconde muito por detrás da mesma.